arcoiris.png

O processo educativo é um processo estruturante e fundamental, que não termina nos portões das Escolas.

É cada vez mais o resultado de sinergias entre os diversos agentes da comunidade educativa, em que se pretende que a Escola, para além de uma caixa de saberes, seja também um motor de igualdade social, onde cada aluno desenvolve as suas competências e os seus conhecimentos com respeito pela sua individualidade e com condições iguais e equitativas que garantam o sucesso educativo de todos.

Sendo a Comunidade Escolar cada vez mais exigente, pretende-se que as políticas para a área da Educação sejam cada vez mais dinâmicas, na procura de soluções e de meios técnicos e tecnológicos assim como na melhoria contínua das condições e das instalações dos Espaços Escolares.

Consideramos que a participação ativa de todos os intervenientes no processo, permite a construção de um sistema educativo cada vez melhor, mais inclusivo e mais adaptado, tendendo a diminuir as desigualdades sociais que continuam a existir.

Consciente das suas competências na área da Educação e indo muitas vezes para além delas, o Município de Alpiarça tem procurado garantir que todas as crianças e jovens do Concelho têm ao seu alcance todas as ferramentas necessárias para que o seu percurso escolar, prime pela excelência na procura do conhecimento e na conquista das competências e conhecimentos essenciais à vida futura.

Numa altura das nossas vidas em que o futuro está cheio de incertezas, procuramos garantir que todos os Encarregados de Educação possam continuar a exercer e a cumprir as suas responsabilidades, para com a vida escolar dos seus educandos.

Como tal, estamos a trabalhar para criar e disponibilizar as ferramentas necessárias para que se possa preparar o próximo ano letivo de uma forma mais cómoda e acessível para todos.

Continuamos diariamente a trabalhar, assegurando que todos os serviços essenciais e não essenciais, funcionem da melhor forma possível, mantendo sempre um espírito de abertura e disponibilidade.

 

É altura de estreitar laços e criar novas sinergias, esperando que esta experiência se traduza na aquisição de novos conhecimentos, novos hábitos e na abertura da nossa realidade a outras perspetivas para as quais ainda não estávamos completamente despertos.

alpiarça.png

Câmara Municipal de Alpiarça

 21 de Abril de 2020