Programa de Parentalidade Positiva e Consciente

GRUPO DE PAIS 3-8 ANOS E 8-18 ANOS

A actividade Grupos de Pais foi adaptada a partir de programas pré-existentes validados internacional e nacionalmente e está integrada no eixo de intervenção Educação Positiva, particularmente na ação Educação Parental Positiva e Consciente na Lezíria do Tejo.

Esta atividade está volta, com início marcado para 20 de Janeiro.

Todas as sessões serão via ZOOM, sendo necessário para participar o preenchimento e envio da Ficha de Inscrição para o email: emic.alpiarca@cm-alpiarca.pt.

Após a inscrição ser-lhe-ão enviados via email os links para aceder à reunião.

Contactos EMIC Alpiarça:

Telefone: 243 559 100 (CMA Geral)

Telemóvel: 966 198 714

Email: emic.alpiarca@cm-alpiarca.pt

GRUPO DE PAIS 3-8 ANOS

Se tem filhos em idade pré-escolar ou no início do 1º Ciclo e procura saber mais sobre os desafios da parentalidade, inscreva-se neste grupo.

A INICIAR A 20 DE JANEIRO DE 2021 - 19h00

grupos-de-pais_3-8_ALPIARCA_01.png
grupos-de-pais_3-8_ALPIARCA_02.png

GRUPO DE PAIS 8-18 ANOS

Se tem filhos pré-adolescentes/adolescentes e procura saber mais sobre os desafios da parentalidade, inscreva-se neste grupo.

Todas as sessões serão via ZOOM, sendo necessário para participar o preenchimento e envio da Ficha de Inscrição.

Após a inscrição ser-lhe-ão enviados via email os links para aceder à reunião.

A INICIAR EM 24 de MARÇO DE 2021 ÁS 19h00

Programa_grupo_de_pais_8-18ANOS.png

Parentalidade Sábia

Apresentamos algumas competências indispensáveis para uma comunicação positiva mais eficaz e um melhor relacionamento com os seus filhos, baseadas no programa da Parentalidade Sábia do autor Don Gordon.

No entanto, é preciso ter em mente que qualquer que seja o programa baseado na Parentalidade Positiva, não se trata de uma receita milagrosa e não vai funcionar sempre. A persistência na sua aplicação diária é essencial. Ao ser persistente na forma de se relacionar mais positivamente com o seu filho, está a mostrar-lhe, igualmente, a importância de não desistir perante as adversidades, contribuindo também para reforçar o laço parental-filial.

Acreditamos que relações afetivas seguras e positivas com os pais são uma base fundamental para o desenvolvimento saudável dos filhos. Os pais ao desenvolverem estas competências estão também a ensinar aos filhos, ferramentas úteis para que possam lidar melhor com as circunstâncias da vida quando se tornarem adultos.

 

Contudo, consideramos de grande utilidade que os pais saibam que não têm de ser perfeitos, basta apenas serem suficientemente bons.

Competências Chave do Programa de Parentalidade Sábia

EMIC Alpiarça

Filipa Filipe e Vanessa Nalha

 

Fonte: adaptado de Parentalidade sábia - Um programa para o desafios da parentalidade adolescente de Don Gordon.