O Regime de Fruta Escolar, definido na portaria 1242/2009 de 12 de Outubro, resulta duma iniciativa da UE para promover hábitos saudáveis e uma dieta equilibrada entre as crianças.
O Município de Alpiarça aposta e continuará a promover o programa “Regime da Fruta Escolar”, que consiste na distribuição gratuita semanal de fruta (duas vezes por semana), a todas as crianças que frequentam as escolas do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho.
Porque devemos comer Fruta?
A fruta faz parte de um grupo de alimentos de elevado valor nutricional que deve marcar uma presença diária na nossa alimentação.
A sua riqueza em vitaminas, minerais, fibra, fitoquímicos e água confere-lhe uma função protetora da nossa saúde.
O consumo de fruta está associado a um estilo de vida saudável, do qual faz parte uma alimentação completa, equilibrada e variada, e que tem benefícios reconhecidos na promoção da saúde e prevenção de diversas doenças.
Beber sumo de Fruta, ou comer a fruta inteira?
Beber um sumo de fruta, mesmo que seja caseiro e sem adição de açúcar, nunca é a mesma coisa do que uma peça de fruta inteira.
Quando fazemos um sumo alteramos o valor nutricional da fruta, nomeadamente porque se perde a fibra que contribui para não aumentar o índice glicémico.
Em termos de resposta glicémica, beber um sumo caseiro de fruta é semelhante a beber a um copo de água com açúcar.
Por outro lado, o nível a saciedade induzido por um sumo é sempre inferior ao de uma peça de fruta inteira, havendo assim o risco de com sumos de fruta aumentar consideravelmente as calorias ingeridas.
Portanto, podendo optar, é sempre mais saudável preferir a fruta inteira a um sumo de fruta.
Quantas peças de fruta devemos comer por dia?
3 peças de fruta de tamanho médio